| hmin
Segundo os planos dos Estados Unidos, a reconstrução do Iraque vai demorar pelo menos cinco anos até que o país reencontre a estabilidade, depois da guerra. A informação foi dada nesta quinta, dia 10, pelo diplomata veterano norte-americano James Dobbins, ex-funcionário do Departamento de Estado e da Casa Branca.
– Nunca vi uma operação de reconstrução nacional desta dimensão dar certo em menos de cinco anos. Isso não quer dizer que governaremos o Iraque por cinco anos, mas sim que deveremos permanecer por lá para garantir que as reformas que iniciarmos serão continuadas – disse Dobbins em um seminário a respeito do Iraque pós-guerra.
Dobbins participou de operações de reconstrução no Haiti, na Somália, nos Bálcãs e no Afeganistão pós-Taliban. Ele agora é pesquisador de temas de defesa e segurança no grupo Rand.
O presidente dos EUA, George W. Bush, tem prometido manter a presença de tropas norte-americanas no Iraque enquanto for necessário, para garantir a segurança no território.
Durante a corrida à Casa Branca, a plataforma de campanha de Bush opunha-se a operações de reconstrução nacional com participação de militares norte-americanos. O governo Bush tem se mostrado relutante em discutir cronogramas, mas uma autoridade do Departamento de Estado disse ao Congresso, em fevereiro, que a ocupação militar no Iraque poderia durar dois anos.
– Vamos ajudá-los a construir um governo pacífico e representativo, que proteja os direitos de todos os cidadãos. E então nossas forças militares sairão – disse Bush em discurso transmitido aos iraquianos nesta quinta.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.